Diálogos da Esfinge

Inicio aqui meus diálogos com a esfinge, afinando a escuta com o oráculo interior. Serei pergunta e resposta. Por vezes o silêncio, a lucidez e a loucura. Trocarei de papéis e de mistérios. Assim, caminho em direção à esfinge, despindo-me vagarosamente dos meus medos. E vou nua. Ao pé da esfinge, deposito o gesto e a intenção. Ergo os olhos e encaro o que me devora e não me apavora, nesse momento, essa fenda no abismo. Corro o risco da decifração. Eis-me aqui, nesses diálogos...

segunda-feira, março 20, 2006

O Enigma do Guarda-Chuva (o primeiro encontro com o oráculo)


Era uma noite sombria e confusa, recortada e entrecortada por imagens e figuras de sonhos, a esfinge me chamando pra dentro de mim. Segui o seu primeiro chamado, como uma criança perdida que se deixa levar pelo breve encanto do flautista mágico. Mas era um sonho sem magia do bem, onde um oráculo triste me esperava na porta principal e silenciosamente me entregava um guarda-chuva. Vi naquela figura estranha e mal compreendida do oráculo algo de mim se perdendo, se concretizando naquela perda que eu não havia reconhecido, me chamando desesperadamente no fundo daquele silêncio feito de quedas e abismos, uma espiral afunilada até o limite de um buraco de agulha onde teria que passar com todos os meus camelos e cismas. Essa certeza me segurava ali, com aquele guarda-chuva na mão e o coração pesado de medo e dúvidas. Segundos eternos de sobressaltos, eu e o oráculo antes da esfinge... Tive um desejo de cinzas e me vi queimando nessa recusa diante do portão daquele mistério que me levou até o oráculo. O meu primeiro encontro com o oráculo foi silencioso, formal e triste. A decisão era minha. E aquele momento-enigma estava repleto das encruzilhadas que nos arremessam para a DECISÃO. Abrir o guarda-chuva seria o primeiro passo, o reconhecimento de que coisas estranhas aconteciam no paraíso, o princípio da perda. E o oráculo me olhava de uma maneira dura, impositiva, exigindo pressa e coragem, ou fuga. Devolvi o olhar com um silêncio ávido de respostas e chutei minhas perguntas o mais fundo que pude pra dentro daquela espiral que o oráculo me mostrava – meu Deus, depois teria que escalá-la, me agarrando aos seus nós para não me perder de vez em seus pontos nebulosos e escorregadios. A criança perdida e confusa, que antes ouvia uma estranha e sedutora música, que não combinava com nada e destoava da paisagem de todas as minhas vigílias, assumiu ares de semideus, arrogante diante daquele mistério que o guarda-chuva propunha revelar. Peguei com quase fúria aquele guarda-chuva imenso e num impulso avancei o portão e ainda vi o oráculo atrás de mim, calando todos os avisos que precedem uma hora assim. Como um cavaleiro medieval empunhei aquele guarda-chuva como se fosse uma espada contra mim que eu tivesse que domar com sabedoria, longe do corpo mas na altura da cabeça, estendi aquele pássaro negro na atmosfera daquela noite densa, daquele estranho país para onde tinha fugido a minha alma. Com a decisão que o oráculo exigia de mim do fundo daquele olhar triste, fiz o gesto esperado e só vi o pano negro daquele mistério se abrir sobre mim como as asas de um pássaro. Instintivamente, levei uma das mãos ao peito, buscando apalpar o meu coração. Algo estremeceu dentro de mim e me veio uma aflição, um desconforto, o princípio de uma falta imensa e insana. Outra decisão que tive que tomar naquele instante-ampulheta, areia quente escorrendo pra dentro de mim, num tempo que só eu compreenderia as forças de sua regência e aquele deserto que se abria na minha janela (o sempre pra dentro da casa era um país estrangeiro), era me abandonar ali, o coração pulsando de medo e de fúria, e seguir o mistério grudado dentro das asas do guarda-chuva. Mais um passo, um movimento arrogante de semideus, e entreguei-me ao guarda-chuva no território estranho daquele PAÍS onde não havia sinais de chuva. Entendi que a função do guarda-chuva não era me proteger – e isso descobri sozinha, sem qualquer sinal do oráculo –, mas me expor sem qualquer traço de piedade, com a crueza de todas as visões. Deixei meu coração do lado de fora daquele portão e me vi exposta sob as asas-manto daquele guarda-chuva que não iria me proteger de nada, mas levar-me ao limite do abismo de todas as quedas com os seus mistérios. Podia ouvir meu coração batendo descompassado lá fora, talvez temendo ou antevendo que não haveria resgate possível ou retorno àquele momento antes da areia escaldante daquela ampulheta começar a tilintar na minha consciência, e eu sob o princípio da revelação. Agora que entrei, que estou dentro, ouço algo que o oráculo me avisou com o seu silêncio: veja tudo e guarde; seja breve e precisa na visão; não procure entender agora, só recorte e guarde de um jeito só seu e que só você ache; rápido, veja, leia, não compreenda, guarde na memória desse sonho o que for possível e, mais que tudo, guarde lá dentro do seu coração, o que ficou lá fora, o impossível; veja, lhe dou os sinais do enigma em letras douradas, garrafais; não se apegue à forma, não se engane com o que não é essencial, não se perca, olhe, olhe, olhe; até à exaustão, olhe, olhe, não veja agora, não procure entender agora, o instante não comporta; Agora que olhou, sinta, sinta, sinta... Deixe que o mistério lhe toque; não toque nada, deixe que o mistério lhe possua e lhe conduza nestes sinais iniciais; veja, lhe dou agora uma chuva de palavras, de letras góticas e douradas, mas não se engane e nem se perca dentro deste guarda-chuva que não lhe guarda de nada, apenas expõe, o que é de dentro e de fora. Lembre-se: o seu coração está lá fora e precisa ser resgatado, cuidado dessas visões que cegam e turvam as águas do sentimento; VOLTE e respire, respire, respire...
Acordei dentro do banheiro, com a torneira aberta, com uma sensação de ter voltado das sombras da morte. Morri sim, por muitos instantes, mas voltei com uma lucidez absurda e alguma compreensão para uma leitura dolorida de mim. Girei a chave dentro do buraco do mistério. Abri um guarda-chuva cheio de enigmas. Renunciei a qualquer ilusão de proteção, de paraíso e de consolo. Estive, momentaneamente, em um país escuro, sombrio e vim com uma centelha de luz guardada na palma da mão. Abro a mão e essa luz não se confunde com a luz do dia, com a claridade aparente do lado de cá. Esse encontro misterioso com o oráculo e o enigma do guarda-chuva e a centelha de luz que trouxe desse país estranho são os elementos que estendo na linha do horizonte da consciência. De novo, ouço o silêncio do oráculo: não se engane, não queira entender agora, não se perca no instante que não comporta precipitações, apenas sinta e guarde a sensação desse sentir, mesmo que eu lhe dê o nome, não pense, arrogantemente, que lhe dei o nome do mistério e a sua chave eterna, não se ENGANE, pois o seu coração ainda está lá fora...
Depois do chamado do guarda-chuva outros encontros com o oráculo aconteceram com a fúria das águas, a sedução das máscaras e de novo a descida da espiral. Mas o meu coração ainda está lá fora, não esqueço do aviso silencioso pregado na tabuleta desses dias de difícil reconhecimento. E respeito isso!