Diálogos da Esfinge

Inicio aqui meus diálogos com a esfinge, afinando a escuta com o oráculo interior. Serei pergunta e resposta. Por vezes o silêncio, a lucidez e a loucura. Trocarei de papéis e de mistérios. Assim, caminho em direção à esfinge, despindo-me vagarosamente dos meus medos. E vou nua. Ao pé da esfinge, deposito o gesto e a intenção. Ergo os olhos e encaro o que me devora e não me apavora, nesse momento, essa fenda no abismo. Corro o risco da decifração. Eis-me aqui, nesses diálogos...

sexta-feira, março 24, 2006

Minhas palavras que não lhe encontram



Acordei de madrugada
E pela primeira vez
(A PRIMEIRA)
Fui acordada
Por um tropel de palavras
Mas um tropel silencioso
E vago
Como passos de anjo
Num céu imaginário
Pela primeira vez
Minhas palavras voltaram
E voltaram para me acordar
E vieram de um jeito triste
Molhadas de uma tristeza
Sem explicação
Com uma delicadeza de sussurro
Sopraram nos meus ouvidos
Um choro miudinho
Que não sei de quem
Se meu
Se seu
Se de ninguém
Ou nosso
Ou do mistério de existir
Com um hálito frio
E um gosto de lágrimas
Minhas palavras que voltaram
Sozinhas e trêmulas
Levantaram as cobertas do meu sono
E deitaram-se ao meu lado
E pediram trégua!
Não disse mais nada
Nem em pensamento
Fiquei quieta
Com as minhas palavras
Que voltaram mudas
Minhas palavras
Estendidas comigo na cama
De uma madrugada incógnita
Aninhei-as
Como quem afofa o travesseiro
para reencontrar o sono
Num gesto quase natural
Entendi
Minhas palavras
Beijaram a boca
Do seu silêncio
O silêncio calou
Minhas palavras
E elas tremeram
Diante do mistério
Que me fez cometê-las
Aos pés da esfinge.