Diálogos da Esfinge

Inicio aqui meus diálogos com a esfinge, afinando a escuta com o oráculo interior. Serei pergunta e resposta. Por vezes o silêncio, a lucidez e a loucura. Trocarei de papéis e de mistérios. Assim, caminho em direção à esfinge, despindo-me vagarosamente dos meus medos. E vou nua. Ao pé da esfinge, deposito o gesto e a intenção. Ergo os olhos e encaro o que me devora e não me apavora, nesse momento, essa fenda no abismo. Corro o risco da decifração. Eis-me aqui, nesses diálogos...

segunda-feira, julho 17, 2006

Com a chave do enigma no bico



Um pássaro aprisionado na moldura, com metade da palavra curiosidade no bico e a inscrição de uma cantiga infantil como a chave do enigma: “Curió lá na gaiola fez um buraquinho/Voou, voou/E a menina que gostava do bichinho/Chorou, chorou”. Do outro lado, também na moldura, um leme, símbolo supremo dos Navegantes. Sempre a esfinge, me rondando, como um bicho faminto à espreita, me propondo leituras no âmago da minha fome no labirinto das perguntas certas e das respostas de silêncio intocado. Transponho portais onde cruzo com o totem da esfinge e em algumas vezes o oráculo chega a tocar o meu ombro, já envergado pela agonia dessas sombras possessivas. O muro sombrio sustenta a fragilidade de uma mangueira que brota na pedra, numa ausência ressentida de luz. Toco a planta, chego a arrancar ramificações secundárias e vejo as raízes periféricas. Recuo. Sinto medo de afetar a vida que insiste em afirmar-se no ambiente hostil. Adio o momento, com todas as minhas incertezas. E o oráculo sussurra atrás da minha orelha uma exigência da esfinge. Não ouço, mas vejo claramente a fonte do enigma, o pássaro com metade da palavra curiosidade no bico, aprisionado na moldura, e o leme estático (vermelho, azul e branco) – não sei precisamente a razão, mas me remete à figura de um pícaro, que zombeteiramente dá cambalhotas ao redor das minhas tentativas de entendimento. O leme, o controle que não está em minhas mãos, mas preso na moldura como a chave do enigma que me atropelou em cheio. Sei que não fui eu quem naveguei. Mas acordei em mar aberto. A chave do enigma. O leme que desnorteou a minha vida e me deixou à deriva no universo da esfinge. Sussurra oráculo, sussurra...

Cida Almeida – Goiânia, 17-7-2006.

3 Comments:

At 9:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Cida, acho que não preciso dizer que tenho vindo até aqui quase sempre, e quase sempre com o coração em sobressalto pelo inesperado que suas palavas, estas, as mais intimistas, provocam. Quase sempre o mergulho é para dentro e lá dentro brincadeira tantas coisas de sonho, de dentro, de fora, de sempre, do tempo, de agora, que às vezes quero entrar no dentro das suas palavras e ficar. Você é sonho. Um beijo.

 
At 8:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Você fala da natureza de uma maneira tão bela que emociona.

 
At 3:14 AM, Anonymous Anônimo said...

Cida,

Deixei um poema para você lá no paisagens! E aqui é o único lugar que consigo comentar alguma coisa que vc escreve. No overmundo, até fiz tudo certinho, mas não sei lidar com a coisa, nem postar nada por lá. No outro blog acontece o mesmo...Não sei lidar tão bem com as coisas da net!
Beijão!

Denise

 

Postar um comentário

<< Home