Diálogos da Esfinge

Inicio aqui meus diálogos com a esfinge, afinando a escuta com o oráculo interior. Serei pergunta e resposta. Por vezes o silêncio, a lucidez e a loucura. Trocarei de papéis e de mistérios. Assim, caminho em direção à esfinge, despindo-me vagarosamente dos meus medos. E vou nua. Ao pé da esfinge, deposito o gesto e a intenção. Ergo os olhos e encaro o que me devora e não me apavora, nesse momento, essa fenda no abismo. Corro o risco da decifração. Eis-me aqui, nesses diálogos...

quarta-feira, abril 05, 2006

Antes das palavras tortas




Vejo no olho da esfinge
O meu medo de ontem
O meu medo de antes
Antes das palavras tortas
Antes das palavras mortas
Antes do mar profundo
Em que afoguei o peixe
O peixe dourado que reluzia
Nos meus dias febris
Em que o maior mistério
Era ser feliz sem pressa
Antes do medo
O medo de ontem
O medo de antes
Antes do que chegou cedo
E eu nem vi
O mistério que crescia
Na barriga do meu peixe dourado
O peixe que reluzia
Na transparência de aquário
Da minha vida naqueles dias
Antes das palavras tortas
Antes das palavras mortas
Antes do mar profundo
Antes daquilo que chegou cedo
E que hoje vejo no olho da esfinge
O peixe afogado bóia
Dentro do meu medo de hoje
Lá de dentro do mar profundo
Do olho da esfinge que me devora
E exige que eu abra sem medo
A barriga do peixe
E tire de lá o assombro dos anzóis
De todas as minhas palavras
Atiradas amorosamente ao vento
E também as ilhas e os continentes
Que imaginei habitar no reino de aquário
Do meu peixe dourado
O peixe dos meus dias febris
Antes do meu medo
Antes do medo das palavras
As tortas
E as mortas
O peixe...
O peixe que afogo ainda no mar profundo
Da ausência e do silêncio
Com as minhas palavras tortas
As minhas palavras
As palavras sozinhas
As palavras ilhas
As palavras continentes
Extraídas novamente
Da barriga do peixe
Depois do medo
Depois de ontem
Depois da fome
Das minhas palavras que me devoram
Mesmo dentro do mar profundo
Em que mergulho o meu medo
Que também bóia
Paralisado dentro da barriga
Do peixe afogado
O meu peixe dourado
Que reluz furioso
No espelho que quebro
Com uma pedrada certeira
E é só uma camada
Do olho da esfinge
Que hoje me devolveu um peixe
Que afoguei todos os dias
No mar profundo
Das minhas palavras
Sempre formigando sob os meus pés
À beira do abismo
A vertigem do mergulho
Depois do medo
Depois de ontem
O meu silêncio cala
No fundo do olho da esfinge
Uma verdade rasa
E eu já não tremo
Diante da esfinge
E desses dias
Depois de ontem
Depois do medo
Da barriga aberta
Das verdades e das mentiras
Que um dia contei pra mim.
Goiânia, 4-4-2006.